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As vantagens do e-commerce em tempos de quarentena

Quantas pessoas você conhece que não possuem um smartphone ou notebook conectado à internet? Provavelmente sua resposta será poucas ou até nenhuma. Em tempos de pandemia, quando é necessário ficar em casa para evitar a disseminação do vírus, negócios precisaram se adaptar para atender às demandas de seus consumidores de forma online.

Com o objetivo de ser uma extensão do seu comércio, além de superar a barreira física, um e-commerce bem montado potencializa os lucros, é uma opção barata e atende as necessidades de consumidores que estão, cada vez mais, utilizando seus smartphones para diferentes atividades – principalmente no período de quarentena em que a maior parte da população só sai de casa quando necessário.

Entretanto, investir nesses meios online requer cuidado e atenção para tornar o ambiente virtual seguro e confortável para o consumidor, caso contrário, ele pode se sentir incomodado e desistir da compra. Para te ajudar a abrir as portas para o mundo digital e utilizar o E-commerce e o M-commerce (que representa o comércio via dispositivos móveis) a seu favor, listamos um passo a passo para que você avance com as suas vendas de forma prática e segura:

1. Pesquise sobre o setor de vendas online
Ao adaptar o seu mercado para um e-commerce, você precisa estudar com profundidade sobre as demandas e a gestão do mercado, pois, ao entrar no sistema digital, irá acelerar o seu sistema de vendas. Certifique-se que você ou sua equipe está preparado(a) para a alta demanda, caso contrário, o seu mercado corre um grande risco de perder a clientela pela demora ou logística interna ruim. Por isso, busque sempre estar atento às novidades do meio digital e se conecte com as novas possibilidades do setor.

2. Entenda quem são seus clientes
Para que você possa atender aos novos e antigos clientes, é sempre importante estar atualizado sobre o comportamento deste consumidor e se comunicar com ele através de informativos e pesquisas de mercado.
A pesquisa será o ponto de partida para entender quem é o seu consumidor, além de saber qual é o modelo mais correto de se comunicar com os clientes nesta transição de vendas.

3. Conte com uma equipe digital
Contrate uma equipe que possa entender com clareza essa transição do offline para o online e que consiga te auxiliar no caminho correto para divulgação dos seus produtos. Não esqueça que no mercado digital existem demandas diferentes do mercado físico e uma equipe preparada pode impulsionar o seu negócio para a expansão que você tanto deseja para o seu negócio.

4. Estruture o setor financeiro
Ao atuar nos dois modelos de mercado (digital e tradicional), é de extrema importância que seu setor financeiro acompanhe essa transição e que possa manter o controle da sua equipe e das vendas com autonomia. Para isso, verifique como está todo processo interno do financeiro e, através desta análise, traga as melhorias para acelerar e continuar com a qualidade deste setor.

5. Invista na estruturação do seu estoque
Como a sua demanda deixará de ser somente física, será necessária a gestão do estoque, pois a sua venda passará a acontecer por múltiplos canais. Faça as adaptações necessárias e, se possível, peça a ajuda de especialistas. É no estoque que a estratégia aplicada a este novo modelo de negócio trará evidências do sucesso.
Ao conhecer a jornada do seu consumidor é imprescindível conhecer a jornada do produto. Nada é mais importante para o seu cliente do que encontrar o que procura, seja no varejo físico ou online. Lembre-se, ele está se relacionando com sua marca, é na experiencia que fará dele fiel ou não.
Aproveite e conheça nosso artigo sobre jornada do cliente e jornada do produto.

6. Contrate um sistema que se adeque às suas necessidades
O negócio de um supermercado é cheio de particularidades do segmento e que exigirão muitas horas de desenvolvimento do zero, ou mesmo de adaptação de um sistema pré-existente. Com a solução E-commerce da Consinco, você não precisa de nada disso, pois trata-se de uma plataforma nativa para o setor supermercadista e de fácil implementação.

Saber aproveitar o potencial do E-commerce e do M-commerce pode ser a oportunidade ideal para impulsionar o seu negócio, pois o seu cliente está na internet, você só precisa falar com ele.

Entre em contato conosco e não perca tempo!