Enviar E-mail

GESTÃO DE RUPTURAS EM TEMPOS DE EPIDEMIA

Conheça a ferramenta SOMMA da Consinco

A chegada repentina da Covid-19 ao Brasil provocou mudanças igualmente repentinas na operação dos nossos supermercados e atacarejos. Numa primeira onda, consumidores correram às lojas para fazer estoques de produtos alimentícios, bebidas e também de materiais de limpeza. Filas enormes nos check-outs, gôndolas vazias, alta demanda de reposição de produtos, em poucos dias as empresas tiveram que sair de suas operações convencionais para gerir uma movimentação totalmente atípica. 

Superada esta fase, chegou para o varejo alimentar um período de retração nas vendas. Com clientes fazendo uso dos estoques comprados nas semanas anteriores e, mais recolhidos em suas casas.

Pode ser que nas próximas semanas, se houver um agravamento da ação do vírus, o varejo alimentar se veja obrigado a adotar medidas mais restritivas de atendimento, como a limitação do número de consumidores dentro das lojas, por exemplo, mas, com a situação sob controle, o mais provável é que passemos a para um período de aumento nas vendas, visto que parte do consumo que ocorria em bares e restaurantes migrou para supermercados e atacarejos.

Pode haver ainda uma migração “lateral”, de um produto para outro ou entre diferentes marcas de um mesmo produto. Alguns fornecedores, por dificuldades relacionadas à mão-de-obra, transporte, importação de insumos ou por enxergarem uma oportunidade de recompor suas margens, estão majorando seus preços. Para proteger os consumidores, supermercadistas e atacarejistas têm buscado alternativas para oferecer a seus clientes.

São tempos tumultuados que exigem acompanhamento e respostas rápidas das empresas, mas, independentemente de como tudo caminhe, uma coisa é certa: nunca foi tão importante gerenciar bem os estoques. Operar bem com os produtos que se tem, mantendo as gôndolas bem abastecidas, com os produtos e com as quantidades certas é um desafio. 

Para apoiar nesta tarefa a Consinco oferece o SOMMA – Store Operation Mobile Management, sistema que gerencia estoques e automatiza os processos de recebimento de mercadorias, armazenagem e reposição de gôndolas. Com estas rotinas sistematizadas é possível otimizar o abastecimento das gôndolas, reduzindo rupturas ao mesmo tempo em que se consegue reduzir os níveis de estoque e das perdas por expiração das datas de validade. Além de melhorar a eficiência e atender melhor os clientes, a automação desses processos resulta no aumento nas vendas e, ao fim de tudo isso, quem agradece é o caixa da empresa.

A implantação do SOMMA pode ser feita em poucas semanas e com baixo custo de infraestrutura técnica, uma vez que toda a operação pode ser feita com o uso de coletores de dados ou de smartphones Android de baixo custo e amplamente disponíveis no mercado. 

Os benefícios com o uso do sistema são percebidos de imediato, com resultados mensuráveis já nos primeiros dias de uso, tudo o que o varejo precisa para operar bem nestes tempos desafiadores.